Sistema de Ensino Poliedro
LiveZilla Live Help

Metodologia

Home / A Escola / Metodologia

DOS OBJETIVOS

O CEDS visa garantir aos educandos a formação básica necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparo para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, e seus objetivos educacionais convergirão para os fins mais amplo da Educação Nacional.

Inspirando-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, são os objetivos gerais da Escola:
I – a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e os objetivos gerais da Escola:
II – o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem;
III – o fortalecimento da Unidade Nacional e da Solidariedade Internacional;
IV – o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum;
V – o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhe permitam bem utilizar as possibilidades do meio e superar-lhes as dificuldades;
VI – a preservação e a expansão do patrimônio cultural;
VII – a condenação de qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica e religiosa, bem como de quaisquer preconceitos de classe ou de raça.

São objetivos específicos do Ensino ministrado pelo estabelecimento:

I – Da Educação Infantil:
a)- permitir à criança a vivência experimental de situações concretas, de forma a aguçar-lhe a curiosidade, ponto de partida para a pesquisa científica;
b)- desenvolver o vocabulário da criança, de forma a permitir-lhe uma comunicação clara;
c)- desenvolver os ideais renovados de justiça, de respeito aos direitos alheios e de autêntica solidariedade humana;
d)- ampliar as perspectivas artísticas e culturais no educando, como forma de satisfação íntima, ou como meio de comunicação.

II- Do Ensino Fundamental
a)- buscar a educação em sentido amplo, mais do que simplesmente informar;
b)- proporcionar ao educando a preparação para o trabalho, por meio de ensino dos conteúdos do núcleo comum;
c)- desenvolver no aluno uma sociabilidade consciente e crítica, orientada no sentido de integrá-lo numa sociedade em constante mudança;
d)- oferecer condições para o desenvolvimento do interesse do aluno e a sua preocupação de si mesmo como ser social;
e)- desenvolver hábitos e técnicas de estudo, de modo a facilitar a transição do aluno de um grau para outro, permitindo a continuidade de sua condição;
f)- orientar e favorecer o relacionamento adequado do aluno com funcionários, professores e colegas de ambos os sexos, buscando sua adaptação a novas situações sociais, a grupos de estudo ou de trabalho, e sua conseqüente satisfação.