Sistema de Ensino Poliedro
LiveZilla Live Help

Ensino Fundamental II

Home / Ensino Fundamental II

topoinfantil

Português

Pontos de Partida
- Priorizar a concepção de língua como atividade social (interação).
- Propiciar a formação do leitor/produtor de textos, por meio de estratégias discursivas e textuais (coesão e coerência).
- Refletir sobre os diversos usos da língua, apresentando o aspecto gramatical como produtor de sentido, ao lado dos aspectos textual e discursivo.

Matemática

Pontos de Partida
- Desenvolver senso crítico para conferir a racionalidade das respostas dadas em relação  ao enunciado de um problema.
- Desenvolver habilidades para calcular e reconhecer  a importância da Geometria, das medidas e da Álgebra em situações cotidianas.
- Conhecer e aplicar os conhecimentos de estatística e da teoria das probabilidades na coleta, organização e interpretação de dados.
- Fazer uso da ferramenta tecnológica do computador.

História

Pontos de Partida
- Compreender a História como um conhecimento científico.
- Refletir sobre conceitos de Identidade, Democracia e Cidadania.
- Entender a conexão entre o passado e o presente.
- Perceber a importância dos documentos históricos, das Artes Plásticas, do Cinema, do Teatro e da Literatura para o estudo da História.
- Distinguir as transformações e as permanências com relação à dimensão temporal.

Geografia

Pontos de Partida
- Apresentar os temas de Geografia de forma a estimular o aluno a pensar e a propor mudanças em sua realidade cotidiana, e assim perceber-se como um cidadão com direitos e deveres.
- Ler e interpretar mapas, gráficos, tabelas.
- Conhecer as características físicas (relevo, clima, vegetação), sociais e humanas do espaço geográfico; reconhecer a importância da natureza e do equilíbrio entre o ser humano e a natureza.
- Relacionar o processo de globalização com as modificações de comportamento do ser humano.

Ciências

Pontos de Partida
- Conhecer a ciência como forma de produção de conhecimentos e como modalidade de vínculo  com o saber e sua produção.

Objetivos
- Perceber a ciência como corpo conceitual de conhecimentos e como sistema conceitual organizado de forma lógica.
- Propiciar a aprendizagem significativa, que estimule a atividade mental construtiva em relação aos conteúdos estudados.

Artes

Pontos de Partida
- Mostrar a relação entre teoria e prática, desenvolvendo o senso crítico e estético a partir de um trabalho baseado na análise e reflexão.
- Experimentar o fazer conjugado a uma ação criadora, valendo-se de recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, levando o aluno a entender a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
- Perceber a importância da relação da arte com outras ciências.

Inglês

- Sensibilizar o aluno para a aprendizagem do inglês como língua internacional.
- Contextualizar o uso do idioma estrangeiro.
- Integrar as quatro habilidades: compreensão oral, produção oral,compreensão escrita e produção escrita.
- Desenvolver as competências comunicativas.
- Ampliar a percepção da visão de mundo e das  diferenças culturais.

Material Complementar

Alunos
- Acesso a conteúdos online com questões sobre cada tema abordado nos livros.
- Jornal Formação Fundamental com atividades didáticas e temas atuais de conhecimentos gerais com material de consulta.

Professores
Cadernos de Orientação (COP), Caderno de Planejamento, Vídeos com a fala dos autores disponíveis no portal.
- apresentam linhas teóricas gerais.
- embasam o trabalho dos autores.
- orientam as atividades com os alunos.
- ideais para estudo e pesquisa em casa ou na escola.