Sistema de Ensino Poliedro
LiveZilla Live Help

Ensino Fundamental I

Home / Ensino Fundamental I

topoinfantil

1º ANO

A Coleção Interativa, destinada ao Ensino Fundamental, foi concebida para articular o uso do livro com recursos digitais e dinamizar a relação ensino-aprendizagem. No primeiro ano, os conteúdos serão introduzidos garantindo ao aluno as primeiras explorações, nos anos seguintes eles serão retomados e sistematizados.

A coleção é composta por três livros:

Matemática

Os conteúdos abordados estão organizados em cinco blocos: números, operações, tratamento da informação, grandezas e medidas, espaço e forma.

Língua Portuguesa

Os conteúdos abordados estão organizados em quatro unidades temáticas contemplando: oralidade, leitura, apropriação do sistema de escrita, produção escrita.

Natureza e Sociedade

Tem como referência a ação integradora e a articulação das três áreas de conhecimento: Ciências Naturais, História e Geografia.

topoinfantil

2º a 5º ANO

Geografia

Pontos de Partida
- Construir habilidades espaciais e cartográficas que possibilitem tanto ler o espaço concreto como suas representações.
- Identificar noções culturais e naturais, bem como os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem.
- Leitura de mapas políticos, atlas e globo terrestre.
- Reconhecer em seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

Português

Pontos de Partida
- Ter   como   enfoque  principal a função social da língua escrita, baseando  as  atividades propostas em situações de leitura e escrita e no trabalho com textos relacionados às situações de vida, que têm a função de comunicação, registro, convencimento, informação e prazer.
- Privilegiar as atividades de uso da língua, levando o aluno a operar a linguagem, atuando como leitor e escritor.

Matemática

Pontos de Partida
- Mostrar que o nosso cotidiano está repleto de situações que podem ser melhor observadas e entendidas a partir do conhecimento matemático.
- Trabalhar os conteúdos da natureza conceitual, capacitando o aluno a operar com símbolos, ideias e imagens, por meio das quais se pode compreender e representar a realidade.

Ciências

Pontos de Partida
- Conhecer o chamado “ambiente natural”, que inclui não só a Terra com seus componentes vivos e não-vivos, mas também todo o Universo.
- Estudar as transformações ocorridas no ambiente e os  recursos técnicos e  tecnológicos que as produziram.
- Proporcionar a aprendizagem de atitudes, valores e conceitos relacionados aos ambientes natural e transformado, com base na vivência cotidiana dos alunos.

História

Pontos de Partida
Esta coleção foi pensada com o propósito de romper com a tradicional redução dos conhecimentos históricos à simples somatória de fatos e datas a serem memorizados; trata-se de ensiná-la como um processo constante de construção e reconstrução da realidade, tomando como ponto de partida as próprias experiências dos alunos.

- Capacitar os estudantes no sentido de perceberem a historicidade de conceitos como Democracia, Cidadania, Beleza; de práticas como manifestação de  religiosidade, afetividade e sexualidade; de ideias como inferioridade racial, cultural e moral.
- Fazer com que os alunos não só reconheçam preconceitos, mas compreendam seu desenvolvimento e mecanismos de atuação, para poder criticá-los com bases e argumentos mais sólidos.
- Demonstrar com clareza certos usos e abusos da História perpetrados por grupos políticos, nações e facções.
- Possibilitar a crítica a dogmatismos e “verdades”absolutas com base no reconhecimento da historicidade de situações e formas de pensamento.

Inglês

Pontos de Partida
- Sensibilizar o aluno para a aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Contextualizar o uso do idioma estrangeiro.
- Integrar as quatro habilidades próprias para o estudo de qualquer língua estrangeira: compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.
- Desenvolver competências comunicativas.

Professores

Cadernos   de   Orientação   (COP),   Caderno  de Planejamento  e  Vídeos  com  a  fala dos autores, disponíveis no portal.
- apresentam linhas teóricas gerais.
- embasam o trabalho dos autores.
- orientam as atividades com os alunos.
- ideais  para  estudo  e  pesquisa  em casa ou na escola.